Aproarte

A necessidade de consolidar o ensino profissional artístico e de aperfeiçoar e reforçar a sua identidade, dando-lhe um carácter nacional, está na origem da criação da APROARTE – Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes, constituída em 1998 e integrando actualmente como associadas as Escolas Profissionais de Música em actividade.

Os Estágios anuais da Orquestra APROARTE  e os seus concertos são uma referência nacional do ponto de vista artístico. A APROARTE é ainda o principal motor da discussão dos projectos educativos e o elo de ligação e de cooperação entres as Escolas Profissionais, que representa, e o Ministério da Educação e a Administração.

A ARTAVE tem apoiado com toda a preocupação e reúne nas suas instalações a sede da Associação.


O CCM na política da educação
Contributo para as orientações na Educação Artística

AEEP (Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo)


1999
• O CCM assume a coordenação do Grupo da AEEP para a organização dum departamento do Ensino Vocacional da Música.

2001
• É criado o Departamento de Ensino Vocacional da AEEP (1º Departamento da AEEP).  Compete ao CCM a Coordenação Geral, que mantém até à actualidade.

2003
• O CCM coordena o estudo e a Negociação da Revisão Curricular para o Ensino Vocacional da Música, no âmbito do Ensino Particular e Cooperativo. O essencial do proposto pela AEEP é aceite pelo Ministério da Educação.

2004
• Estudo e elaboração de um projecto curricular para as Escolas de Música, independente e alternativo ao Ensino Público.

2007
• Participação na comissão organizadora da Festa das Escolas de Música.